segunda-feira, 18 de maio de 2009

Blitz no Busão!!! Aconteceu comigo...

Olá,

como muitos de vocês já sabem, o busão é o nosso principal meio de transporte aqui em Sydney. Muitos australianos falam mal do sistema de onibus daqui, mas acho que eles não conhecem o nosso. A única coisa que achamos que realmente não funciona são os horários dos ônibus. Tanto no ponto quanto na internet tem o timetable do ônibos, que diz em que horário "teoricamente" o ônibus passa em cada ponto. De fato isso não funciona muito bem, mas de resto não temos do que reclamar: tem onibus de qualquer lugar para qualquer lugar, descobrir que onibus vc tem que pegar e onde pegar pelo site (http://www.131500.info/realtime/default.asp) eh muito fácil, dificilemte ficam muito lotados, até por que quando já fica um pouco cheio o motorista não deixa mais ninguém entrar, etc..

Mas outro dia tive um experiência nova de vida, quando estava eu no onibus que pegamos para ir pra faculdade. Aqui preciso fazer outra pausa pois este ônibus tem algumas particularidades. Este é um ônibus que se pega no centro de Sydney e vai direto pra faculdade, e basicamente atende a estudantes. Já mostramos em fotos anteriores, mas pra pegar este ônibus vc fica numa fila no ponto, e pra entrar na fila você coloca o bilhete na catraca eletrônica. Ou seja, quando vc chega no onibus vc já pagou e somente entra. Os então onibus então vão parando no ponto e os fiscais libaram "lotes" de pessoas para cada um deles (sempre respeitando o número máximo de passageiros). Aqui é tudo bem controlado, mas na catraca eletrônica lá na fila não fica nenhum fiscal. Outro ponto que vale ressaltar é que aqui você paga o ônibus de acordo com o número de seções que vc anda (quanto mais seções, mais caro o passe) ou então pelo número de regiões que você passa. Isto tudo é muito bem explicado no site e quando vc compra o bilhete do ônibus você já tem que saber o que vai comprar (se o passe pra região vermelha, ou passe que pode andar na região vermelha e verde, ou então o passe que vale de 3 a 5 seções, ou então o que vale de 6 a 8, e assim vai).

Bom, agora vou voltar ao ponto e espero que você entendam. Este ônibus que pegamos, por ter um único ponto de partida e de destino, tem o número de seções fixo e anda somente na região vermelha, ou seja, é fácil verificar se o passe que a pessoa está usando está de acordo ou não.

Estava eu a caminho da faculdade quando um grupo de fiscais pede ao motorista para parar o ônibus. Um deles então entra no busão e pede para que todos os que estão em pé (eu era um deles) desçam do mesmo. Na medida em que íamos descendo, o fiscal ia pedindo para que apresentássemos os passes, os que estavam ok iam para um lado e os que não estavam iam pra outro. Enquanto isso outro fiscal entra no ônibus e vai checando os passes dos que estão sentados. Os que estão ok permanecem sentados e os que não eastão descem do busão para se juntar aos outros não ok. Não sei ao certo o que acontece, mas dos que não estavam ok eles pedem identidade e tal e anotam todos os dados da pessoa, e pelo que sabemos a multa pra tenta burlar o sistemas de ônibus é de 200 dólares australianos. Nesta eles pegam o cara que não passou o bilhete na catraca (toda vez que você passa fica registrado no verso do bilhete), gente andando com passe vencido (a validade tb fica no verso), gente com passe de estudante e que não é estudante, gente que tem o passe de 3 seções e está no percurso de 5, e assim vai...

Bom, basicamente foi isso. Moral da história: aqui, teoricamente, se vc quiser dar um de malandro, vc tem boas chances de se dar bem, pois as pessoas vão muito na confiança. Mas, as vezes, a história pode acabar diferente...

Direto de Sydeny, Mauricio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário